A RESISTÊNCIA: SUPERANDO A IMPOTÊNCIA

quarta-feira, 20 de junho de 2007


A RESISTÊNCIA: SUPERANDO A IMPOTÊNCIA

A vida é cheia de mudanças. O fato de podermos ou não enfrentar essas mudanças é o que determina se vamos crescer com a situação ou ser vencidos por ela, se vamos agir impotentes ou ter esperanças. Podemos ser protegidos por doenças fisicas, mesmo tendo uma carga grande de estresses se combinarmos três atitudes que em conjunto descrevem a personalidade resistente ao ESTRESSE.
1. Engajamento: que é a atitude de curiosidade e envolvimento em tudo que esta acontecendo. Seu oposto é a alienação - como a que é vista nas crianças enjeitadas que se alienaram do mundo.
2. Controle: o que vem a ser o oposto da impotência. É a crença de que podemos influenciar nos acontecimentos, acoplada à disposição de agir com confiança em vez de sermos vítimas das circunstâncias.
3. Desafio: a crença de que as mudanças da vida estimulam o crescimento pessoal em vez de ameaçar o status quo.

Pessoas que se engajam, que acreditam estar em controle e esperam que as situações sejam desafiantes têm maior probalidade de reagir bem a acontecimentos estressantes aumentando sua interação, explorando, controlando e aprendendo com eles. Esta atitude transforma o acontecimento em algo menos estressante ao colocá-lo numa perpectiva mais ampla girando em torno do crescimento pessoal e da compreensão. Ao contrário dessa atitude de resitencia é a própria REGRESSÃO, ou seja, a pessoa se alienia de atividades, sentem-se sem forças para mudar as coisas e são portanto ameaçadas por qualquer coisa que balance o barco, ou seja, elas tem maior probabilidade de adoecer .

Comentários

Postagens mais visitadas